ROTEIRO DE 3 DIAS EM LISBOA, CAPITAL DE PORTUGAL (DIA 2)

Nesta série de posts, vamos te mostrar como montar um incrível roteiro de 3 dias em Lisboa, capital de Portugal. Então, vem com a gente!

por Sim, Vamos!

Se você caiu de paraquedas nesse post, esse é o segundo da série sobre nosso roteiro de 3 dias em Lisboa, onde conhecemos a capital portuguesa e os arredores. Para acessar o primeiro post, clique aqui.

Como já explicamos no anterior, o nosso roteiro durou 3 dias completos, mas nossa estadia foi de 5 dias, chegando à noite no primeiro dia e partindo de manhã no último. Por isso, hoje acaba sendo o dia 03 em Lisboa, mas o segundo de turismo.

Transporte: Como funciona o Lisboa Card

Dedicamos o dia completo para passear por Lisboa e foi suficiente para conhecer os principais pontos, aproveitar a culinária local e passar aquele calor que a gente sente falta quando mora na Irlanda. Como ficamos hospedados em Cascais e no dia anterior tínhamos ido dormir bem tarde por conta do show de Sandy & Junior, acabamos não acordando tão cedo, chegamos no centro de Lisboa por volta de 10h da manhã, depois de uma tranquila e agradável viagem de trem com vistas lindas para o mar.

Compramos tickets para andar de metrô/trem/ônibus e fomos colocando crédito nele conforme foi preciso. Mas depois que fizemos as contas, vimos que o Lisboa Card valeria muito a pena! Então indicamos fortemente que você utilize esse recurso.

O Lisboa Card é um cartão que te dá acesso ilimitado nos transportes públicos da capital portuguesa (trem, metro, ônibus e bonde), além de acesso livre em algumas atrações e descontos em outras. Você pode comprar online ou em algum ponto de venda local (normalmente nos pontos turísticos, terminais rodoviários ou estacão de trem ou metrô).

O valor para 24h na cidade em 2020 é de 20€, 48h custa 34€ e 72h custa 42€.

Essa é uma dica bem legal para conferir em qualquer cidade turística que for viajar, porque em alguns casos é uma boa economia com transporte. No caso de Lisboa é bem útil porque as atrações turísticas não são muito perto e a cidade tem muitos morros também, o que pode dificultar pra quem não tá acostumado a andar.

Dia 03 - Pontos turísticos em Lisboa

✈︎ Praça do Comércio

roteiro de 3 dias em lisboa

Como descemos de trem no Cais do Sodré, começamos o nosso roteiro pela Praça do Comércio (também conhecida como Terreiro do Paço). Esta é a principal praça da cidade e foi, durante décadas, o principal ponto de Lisboa para o comércio marítimo. Além das lindas construções, o local é de frente para o Rio Tejo e conta com uma paisagem incrível.

✈︎ Arco Triunfal da Rua Augusta

Ali mesmo na Praça do Comércio está o Arco Triunfal e o inicio da Rua Augusta. Há possibilidade de subir até o mirante no Arco para ter uma vista em 360º da cidade além da história do local. O ingresso para visita custa 3€, mas para quem comprou o Lisboa Card é de graça.

Logo depois de conhecer o Arco o ideal é subir a Rua Augusta para um passeio e o primeiro lanchinho do dia. Escolhemos experimentar o famoso Pastel de Bacalhau com queijo na Casa Portuguesa (o que nós brasileiros conhecemos como Bolinho de Bacalhau). Delicia!

✈︎ Elevador de Santa Justa

Fonte: Wikimedia

Caminhamos até o Elevador Santa Justa, onde encontramos uma fila gigante e escolhemos não entrar. O valor do ticket é de 5,50€ ou grátis para quem tem o Lisboa Card. Além do passeio do elevador que dá acesso à parte alta da cidade de Lisboa, o local também conta com um mirante com vista para a cidade.

✈︎ Bairro Alto + Bonde

Como não acessamos a parte alta da cidade pelo elevador, andamos mais um pouco e pegamos um bonde para subir o morro. Sim, os famosos bondes amarelos de Lisboa. O pagamento é feito pelo cartão de transporte ou pelo Lisboa Card.

No Bairro Alto aproveitamos para andar sem rumo, sentir a cidade e aproveitar o clima agradável do dia. Foi ali que também fizemos a nossa pausa para o almoço. Escolhemos o restaurante Rosa da Rua. Além do ambiente super aconchegante, a comida é servida no esquema de buffet livre com sobremesa incluída. Em outubro de 2019 o valor por pessoa era de 11€.

✈︎ Convento do Carmo

roteiro de 3 dias em lisboa

A próxima parada foi no Convento do Carmo, que já foi considerada a principal igreja de estilo gótico de Lisboa. Em 1755, devido a um terremoto que assolou a cidade, o convento ficou em ruínas, não sendo reconstruído e funcionando hoje apenas como museu, o Museu Arqueológico do Carmo. Sentamos nas escadas logo depois da entrada para aproveitar a vista, o ar fresco e descansar o almoço e em seguida demos uma volta para conhecer o local.

A entrada custa 5€ mas é grátis para quem tem o Lisboa Card.

✈︎ Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge não estava em nossa lista de prioridades porque ficava um pouco afastado do Centro e não sabíamos se daria tempo de conhecer. Mas deu e foi uma ótima escolha! Podemos dizer que é sim uma parada obrigatória para quem passeia por Lisboa.

Caso você esteja com o Lisboa Card, indicamos que pegue um ônibus do centro até o Castelo porque são muitos morros e o caminho é um pouco longo. Nós fizemos caminhando e foi super acessível, mas nos comeu tempo que poderíamos ter utilizado para conhecer melhor o castelo.

Mas, no final das contas, acabamos pegando o por-do-sol por ali e foi lindo demais! O Castelo é um grande complexo com diversas construções e jardins. e além da paisagem linda fica num local alto e privilegiado da cidade, o que possibilita uma vista de tirar o fôlego em praticamente todo o local.

Caminhe com calma e conheça cada cantinho desse lugar lindo!

O ingresso para acesso é 22,50€ e inclui a entrada no Castelo São Jorge, Museu do Fado + Museu do Aljube +
Museu de Lisboa (Teatro Romano, Santo Antônio e Casa dos Bicos).

✈︎ Mercado da Ribeira

Fonte: Wikimedia

O Mercado da Ribeira é o que conhecemos por Mercado Municipal no Brasil. Um local para comprar comidas, temperos, frutas, flores… Além disso conta com uma grande praça de alimentação com diversas opções de comidas locais e internacionais.

Caso você queira conhecer a parte do mercado propriamente dito, indicamos que essa seja a sua primeira parada do dia, porque as lojas fecham cedo por ali. Caso você esteja somente interessado na comida (que era o nosso caso) é uma ótima pedida para o lanche do final do dia, ou até mesmo o jantar.

A super dica é entrar rapidamente na lojinha (que parece um boteco daqueles bem pé-sujo do Brasil) que fica ao lado do mercado e se chama Ginja de Óbidos. Ali você pede pela ginjinha, um licor tipo português, delicioso! Extraído da fruta ginja, que é uma espécie de cereja. Optamos por pedir a bebida no copinho de plástico que pudemos levar para a casa de lembrança. Mas também há a opção de beber no copinho de chocolate (e depois aproveitar o docinho pós uma dose de licor).

✈︎ Parque das Nações

Fonte: Flickr

O Parque das Nações é uma zona revitalizada próximo ao Rio Tejo. Parques verdes com arte pública servem de ligação entre impressionantes edifícios contemporâneos como o Teatro Camões e o grande Oceanário de Lisboa. Além de restaurantes modernos à beira-rio e o Shopping Vasco da Gama, com telhado em vidro, lojas e cinemas.

Como a nossa ida incluía o show de Sandy e Junior na Altice Arena, acabamos indo nessa área no segundo dia à noite (que foi o dia do show). Mas caso você tenha tempo, indicamos muito conhecer a região, ir caminhando e conhecendo cada cantinho.

Em breve estará no ar o terceiro e último post contando como foi nosso roteiro de 3 dias em Lisboa. Fique de olho e vem com a gente!

Quando te perguntarem “Vamos?”, responda “Sim, Vamos!”

Contato

Links

Clique para deixar um comentáriox