onde se hospedar no rio de janeiro
América | Brasil | Rio de Janeiro | Roteiros

Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Se você nunca foi à Cidade Maravilhosa provavelmente você respondeu que onde se hospedar no Rio de Janeiro é em Copacabana. E esse post vem para te mostrar que existe vida além das calçadas de ondas em preto e branco e dependendo do seu objetivo na cidade, ali pode ser não só uma escolha ruim como uma das piores possíveis.

Antes de mais nada: você está indo para o Rio de Janeiro fazer o que? Passar férias, assistir ao Rock in Rio, ir a um congresso ou aproveitar um feriado? E depois disso, quais lugares você quer e pretende conhecer? Um bom planejamento vai te ajudar muito a ficar menos tempo no trânsito e no deslocamento de um canto para o outro e mais tempo se divertindo.

Entendendo a cidade

A cidade do Rio de Janeiro é divida em três grandes áreas: Zona Sul (que contempla principalmente os bairros mais turísticos – como Copacabana e Ipanema – e o Centro), Zona Norte (que contempla os bairros mais boêmios como Tijuca, além do Maracanã e alguns parques como a Quinta da Boa Vista) e por fim a Zona Oeste (que contempla os bairros mais afastados e quentes da cidade como Campo Grande e Bangu e também as praias mais bonitas como Grumari e Praia da Barra da Tijuca.

maracanã onde se hospedar no rio de janeiro
Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro

O metrô dá acesso a toda Zona Sul, boa parte da Zona Norte e quase nada da Zona Oeste. Para a Zona Oeste também temos a opção de BRT e trens. Toda a cidade conta com ônibus municipais.

Na região disso tudo também temos as cidades da baixada Fluminense. Às vezes você chega mais rápido de trem de uma cidade da baixada para o centro do que de ônibus da zona norte para o centro. Tudo vai depender principalmente do local que você escolher ficar e do horário do transporte.

Considere se pretende sair à noite, pois os transportes são escassos na madrugada e a cidade não chega a ser super segura. Nesse casos a melhor opção é taxi ou Uber. Então, se hospede próximo ao local que você quer aproveitar a balada.

onde se hospedar no Rio de Janeiro
Pôr do sol no Arpoador, zona sul do Rio de Janeiro

Fazendo a escolha

  • Primeira vez: se você ainda não conhece a cidade e seu objetivo é fazer os principais pontos turísticos, escolha a Zona Sul. O acesso é fácil e a estrutura para receber turistas é melhor. Se possível escolha bairros como Ipanema ou Botafogo. Copacabana tem muitos mendigos e os pequenos furtos são constantes. Bem como é a região mais cheia em feriados e no verão.
  • Rock in Rio e eventos em geral: Se hospede na Barra da Tijuca ou região. Ou no caso de outro evento, próximo de onde o evento vai acontecer. Ainda que você queira aproveitar a cidade um ou dois dias depois do evento. Normalmente nesses dias de grandes eventos o trânsito fica caótico, muitas vias fechadas e você perde bastante tempo para chegar caso estiver hospedado longe. Muito tempo eu quero dizer realmente muito tempo, em alguns casos mais de 2 horas. Se fizer questão de ficar nos bairros famosos, procure uma hospedagem perto do evento no dia do evento e depois troque.
  • Curtir boas praias: certamente a região da Barra da Tijuca e Recreio tem as melhores e mais limpas praias da cidade. Nesse caso não há outra saída além de se hospedar ali.
onde se hospedar no rio de janeiro
Mirante do Caeté, Prainha. Zona oeste do Rio de Janeiro
  • Calmaria e tranquilidade: a região de Guaratiba tem uma paisagem incrível e clima de interior. Tende a ser uma ótima opção para quem quer aproveitar uns momentos de descanso longe da loucura de cidade grande e turística.

Aproveite a cidade

Fazer a escolha do bairro certo na hora de se hospedar não só te ajuda a economizar tempo com deslocamento como muitas vezes te ajuda a economizar dinheiro com transporte.

Em casos de eventos, procure saber o bairro e busque pelo mapa de hospedagens próximas.

Se ainda ficou alguma dúvida ou se vocês tem um evento específico e não tem certeza do melhor lugar para se hospedar, fale com a gente nos comentários que ajudamos o máximo que for possível.

Ah, e nossos leitores podem ter acesso a desconto no Booking.com clicando aqui e no Airbnb clicando aqui.

Similar Posts

Inscreva-se
Notifique-me sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários