fbpx

O que fazer na Irlanda do Norte: 3 lugares imperdíveis (+ 1 bônus)

A gente escreveu certinho: Irlanda do Norte e não norte da Irlanda. Estivemos por lá em um final de semana e separamos os lugares imperdíveis para visitar na Irlanda do Norte além da capital Belfast. De quebra, ainda tem uma cidade bônus para dar gastar algumas horinhas no final da tarde. Então, se você está procurando o que fazer na Irlanda do Norte, vem com a gente!

Mas antes disso, vamos contextualizar essa – pequena – confusão sobre os países.

A ilha no Oceano Atlântico chamada Irlanda já é bem conhecida. O que causa um pouco de confusão – e às vezes até espanto – é que essa pequena ilha na verdade é dividida em dois diferentes países (para não dizer rivais): a Irlanda (ou República da Irlanda) e a Irlanda do Norte. A Irlanda tem como capital Dublin, faz parte da União Européia e tem como moeda o euro. Já a Irlanda do Norte tem como capital Belfast (isso mesmo, a cidade onde o Titanic foi construído), faz parte do Reino Unido e, por consequência, sua moeda é a libra. Os dois países têm uma história de guerra e conflitos entre si, gerando um sentimento um tanto quanto ruim entre a população. A verdade é que pra gente olhando de fora, sem herança emocional nenhuma, parecem mesmo dois irmãos adolescentes lutando para saber quem é o melhor.

Opiniões à parte, tivemos na Irlanda do Norte com carro alugado e placa da Irlanda. A viagem é tranquila e dura em torno de 2h de Dublin até a fronteira. Na verdade, a fronteira é “invisível”, porque não há controle nenhum para entrar e sair do país (pelo menos até a presente data julho/2019). E nossa primeira parada foi logo depois de passar pela fronteira.

1- The Gobbins

The Gobbins

Essa é uma atração de caminhada na costa do país. São 2,5 horas caminhando com vista para o mar em trilhas e pontes. O passeio todo é feito com guia que vai te explicando o local e contando as curiosidades históricas e naturais da caminhada. Não é pesada e pode ser feito por qualquer adulto que não tenha locomoção reduzida. Quando nós fomos tinham vários idosos fazendo o passeio (maior parte do grupo, inclusive!) e foi super possível.

Grupo de caminhada pelo The Gobbins

Durante o passeio também há observação de pássaros e uma pequena parte da caminhada abaixo do nível do mar. Mas não se preocupe com essa segunda parte: é seco! Eles abriram uma pequena caverna entre as pedras à beira mar e tudo foi desenvolvido para que a água do mar não entrasse nessa parte.

O valor do passeio é de £15 por adulto incluindo o passeio com o guia e o capacete de proteção. Note que é obrigatório o uso de botas de caminhada nessa atração, caso você não tenha, pode optar por alugar um par por £5 quando chegar lá.

É possível comprar online por esse site e deixar agendado dia e horário para não perder tempo esperando a saída do próximo grupo. Há estacionamento gratuito no centro de visitantes, bem como lojinha de lembrancinhas, café, playground e banheiros.

2- Carrick-A-Rede

Carrick-A-Rope

Já mais ao norte do país, mas continuando à beira mar encontramos a Carrick-a-rede Rope Bridge que é basicamente uma ponte de corda construída em 1755 por um grupo de pescadores que queriam pegar alguns salmões do outro lado da montanha.

O local é mais um daqueles parques à beira mar com uma vista linda de vegetação verde e água azul esmeralda. Até alcançar a ponte há uma caminhada leve de aproximadamente 5 minutos. Depois disso uma ponte estreita feita de corda com basicamente mar embaixo. Se você tem muito medo de altura, foque na paisagem à sua frente e só vai (pra frente, senão você cai)!

Além da ponte, é possível aproveitar uma caminhada pela costa com belas paisagens

A entrada custa £9 por adulto e pode ser agendada online por esse site. O acesso ao local é feito de hora em hora, então deixar agendado online previamente pode te fazer não ter que esperar para entrar no local. Há estacionamento gratuito, café e banheiros no local.

3- Marble Arch Caves Geopark

Já bem ao sul do país, quase na divisa entre as duas Irlandas encontramos esse in-crí-vel Geopark. Na verdade fomos atraídos por sua atração principal: a Marble Arch Caves. Certamente a maior caverna que tivemos acesso na vida. Por pedra adentro, a caverna foi adaptada com caminhos de cimento e a luz necessária para enxergar por onde estamos pisando, levando sempre em consideração a preservação do local. São 42m terra abaixo e em torno de 1km de caminhada aberta para visitantes.

Marble Arch Cave

Na verdade a caverna é muito maior que isso, mas a visitação só acontece nos locais considerados seguros e de fácil acesso. Durante a caminhada o guia vai chamando atenção para algumas pedras e marcas específicas do local. Uma parte do passeio é feita dentro de um barco e passamos em partes com teto tão baixo que precisamos baixar a cabeça.

Marble Arch Cave

A entrada custa £11 por adulto e há possibilidade de fazer a reserva pelo telefone (peque todas as informações aqui) e eles indicam que a reserva seja feita principalmente durante o verão ou em feriados. Fomos em um domingo pela manhã e não tivemos problemas em encontrar tickets.

Além da caverna a região conta com diversos pontos para visitação como trilha, mirante, cachoeira e jardins. É possível gastar certamente um dia todo (ou mais) para conhecer a região e visitar todos os pontos do Geopark. Além da caverna visitamos a cachoeira Tullydermot e o parque de caminhada Killykeen Forest Park.

Cachoeira Tullydermot

Cidade Bônus

Passamos por Portrush no extremo norte do país, uma cidadezinha (à beira mar, pra variar) com cara de filme de sessão da tarde. São diversas praias, sorveterias, áreas de jogos de azar misturados com vídeo game de criança, diversas maquinas de capturar pelúcias (e outras coisas), além de um parquinho super fofo no calçadão da praia . A cidade também tem bairros inteiros de trailers e motorhome para todo o lado. Vale a parada, nem que seja para caminhar por algumas horas e tomar um sorvete.

Conhece os locais? Acrescentaria algum nessa lista? Conta para gente nos comentários.

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.