o que fazer em edimburgo
Escócia | Europa | Roteiros

O que fazer em Edimburgo – Roteiro de 2 dias

Quando compramos nossa passagem para Edimburgo, na Escócia, pensamos em aproveitar a promoção, o verão e um tempo diferente numa viagem rápida. Nosso plano foi criar um roteiro de 2 dias chegando bem cedo no primeiro e indo embora bem tarde no segundo. As nossas expectativas eram bem baixas para falar a verdade, mas a nossa estadia na Escócia superou nossas expectativas. A cidade de Edimburgo é linda, as pessoas são simpáticas e durante os dois dias que estivemos por lá fez um sol maravilhoso na maior parte do dia. Hoje é dia de compartilhar um pouco de nosso roteiro e experiências. Fizemos nosso roteiro de 2 dias, mas daremos a opção de roteiro para um dia (conhecendo somente o super essencial da cidade). Então, vem com a gente? Roteiro de 1 ou 2 dias em Edimburgo, capital da Escócia.

Dia 01 – Royal Mile

Considerando que nosso voo chegou às 8h em Edimburgo e nós viajamos durante o verão, pudemos aproveitar o máximo do dia e da luz do sol. Pegamos o shuttle bus na saída do aeroporto já comprando a passagem de ida e volta por £7,50. São várias linhas de ônibus e nós pegamos a que ia para o centro, por motivos óbvios: era onde passaríamos todo o tempo da viagem. O trajeto dura em torno de 30 minutos.

Chegando no centro fomos conhecer a Circus Lane: rua do momento para fotinhas do Instagram. O local é decorado com plantas e flores dando uma cara de cenário de filme para a pequena rua escocesa. Esse é um ponto que você pode tirar do roteiro caso tenha somente um dia por Edimburgo. Apesar de lindo, ali não há nada para se ver além das flores para compor suas fotos do Instagram. Te daremos uma opção para começar o seu dia no segundo dia do roteiro.

https://www.instagram.com/p/Bzbhzmnp-9Q/?utm_source=ig_web_copy_link

Depois dessa primeira parada caminhamos até a cidade velha e nos deparamos com a linda Ross Fountain, a linda fonte com vista para o castelo de Edimburgo. Depois de uns minutos de apreciação e fotos, continuamos a caminhada para a região da Royal Mile, que é basicamente onde tudo acontece na capital escocesa. Ali nós passamos por vários pontos famosos:

  • Castelo de Edimburgo;
o que fazer em edimburgo
Ross Fountain com o Castelo de Edimburgo ao fundo
  • Calton Hill;
o que fazer em edimburgo
Um dos monumentos do Castlehill
o que fazer em edimburgo
Uma das atrações da Câmara Obscura

E essa última merece uma atenção especial pois além da câmara obscura, no alto do prédio, que te permite ver em detalhes grande parte da cidade a partir de um espelho (!!!), o local conta com um museu super interativo com exposições que dão nó na sua cabeça pela ilusão de ótica. O passeio leva em torno de 1h e é super divertido! A entrada custa £16 ou £14 se você tiver carteirinha de estudante (para quem estiver na Irlanda, vale o Leapcard).

Além dos pontos, os tocadores de gaitas escocesas vestidos pela roupa típica são uma atração turística à parte. Também conseguimos acompanhar, em frente à Catedral de St Gilles, a apresentação de uma banda formada por meninas adolescentes tocando instrumentos e músicas típicas da Escócia.

Hospedagem + fim do dia

Escolhemos fazer tudo a pé e no final do dia havíamos andado em torno de 16km. Então preferimos ir para nosso quarto do Airbnb, tomar um banho e descansar. Até porque para chegar às 8h na Escócia saímos de nossa casa em Dublin por volta de 4h30, então nessa altura a bateria já estava acabando. Mas antes de começar o caminho para casa nossa parada obrigatória para o lanche da tarde foi numa sorveteria no final da Royal Mile: a Smoov. Então, depois disso, caminhamos em direção ao nosso Airbnb. Ficamos numa caminha simpática de quartos individuais e banheiro compartilhado há uns 15 minutos do centro. Saímos à noite para jantar mas encontramos uma Pizza Hut e escolhemos pegar as coisas e ir comer no quarto.

[su_highlight background=”#aaeaf6″]Quer saber mais sobre como economizar na hora de reservar a hospedagem? Clique aqui.[/su_highlight]

No dia seguinte tomamos café da manhã em nossa casinha e já bem cedo começamos os trabalhos do dia 02.

Dia 02 – Parques urbanos

Começamos o dia pelo Holyrood Park com a trilha que nos levou até o ponto mais alto do local: Arthur`s Seat. E essa é a nossa sugestão para você começar o dia caso tenha somente um dia na capital escocesa. A trilha é fácil (mesmo para quem não tem preparo) e a vista é sensacional do começo ao fim. Lá venta muito, então esteja com um casaco mesmo que seja verão. Além do pico, há dois lagos e uma ruína da Igreja de Santo Antonio no parque. A paisagem é encantadora.

https://www.instagram.com/p/B0jmxlwo-8G/?utm_source=ig_web_copy_link

Depois da caminhada da manhã fomos no restaurante que já havia nos chamado atenção no dia anterior e que valeu muito a pena! O Oink é uma pequena lanchonete no estilo fast food artesanal (eu sei que essas duas palavras juntas parecem meio uma contradição) com sanduíches de porco! E o preço não é exorbitante, em torno de £8 o combo com sanduíche, batata chips e refrigerante.

No período da tarde nós batemos pernas pelas lojas de lembrancinhas, compramos umas coisinhas e nos encaminhamos novamente para a frente da Catedral de St Gilles para o nosso Free Tour Harry Potter. E aqui vai uma pausa para explicarmos algumas coisas necessárias.

1- Sobre o free tour: é bem comum tour guiado a pé totalmente free nas principais cidades da Europa e essa é uma dica de ouro! Dá sempre uma pesquisada antes de pagar por um tour caso seja do seu interesse. Normalmente eles fazem o tour e te deixam a vontade para dar uma contribuição no final, que não é obrigatória! Em Edimburgo nós ficamos pela empresa The Orange e foi muito legal!

2- Harry Potter: Para quem não sabe, a cidade de Edimburgo foi onde a J.K. Rowling escreveu a maior parte dos livros do bruxinho mais famoso do mundo. Então, obviamente ela é cheia de referencias dos livros e filmes. Por isso, há alguns tours guiados mostrando as referencias e contanto um pouco da historia da escritora. 

o que fazer em edimburgo
O The Elephant House é um famoso pub por ter sido o local onde JK Rowling escreveu boa parte dos livros do Harry Potter

Mas voltando à programação, o tour durou em torno de 2h de caminhada tranquila e cheia de informações incríveis! Não vamos dar detalhes sobre ele por hora porque logo logo vem um post to-di-nho relacionado a Edimburgo para fãs de Harry Potter. Então fiquem ligados!

E para terminar o dia, fomos no Calton Hill. Outro parque urbano com vista incrível para a capital escocesa. Lá há diversas esculturas e momentos que rendem fotos incríveis e paisagens de tirar o fôlego. Caso você só tenha um dia em Edimburgo tente decidir pelas fotos qual dos parques visitar, a gente não conseguiu escolher o mais bonito.

Voltando para casa

No final das contas a gente encontrou uma cidade linda, bem cuidada e um povo muito simpático e alegre. Voltamos para o aeroporto no final do dia com o ticket comprado no dia anterior. Fácil, rápido e prático!

Então, vem com a gente para Edimburgo? #simvamos

Similar Posts

Inscreva-se
Notifique-me sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários