Explore Paraty: Estrada Paraty Cunha, o paraíso escondido
América | Brasil | Rio de Janeiro | Roteiros

Explore Paraty: Estrada Paraty Cunha, o paraíso escondido

Paraty é uma conhecida cidade histórica há pouco mais de 200km da capital carioca. Palco de diversos festivais durante todo o ano, como a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e Festival da Cachaça. Também é muito conhecida por seu distrito paraíso: Trindade. Fizemos uma viagem de 5 dias e o destaque é a pouco conhecida Estrada Paraty-Cunha. Vem com a gente! A gente conta tudo!

Hospedagem

Airbnb. Um flat ótimo bem na entrada da cidade. Sugerimos essa localização caso vocês viagem de carro, pois os principais pontos turísticos ficam um pouco longe dali (pensando em ir a pé).

Trindade

Optamos por fazer bate e volta de um dia, considerando que estávamos hospedados em Paraty. A região de Trindade conta com muitos campings, pousadas, trilhas, cachoeiras e praias quase intocadas e paradisíacas. Preferimos fazer uma trilha tranquila que nos levou até a Piscina Natural do Cachadaço, que é basicamente uma piscina natural formada por pedras na beira do mar. Valeu o passeio! Água cristalina, com muitos peixinhos nadando nos nossos pés.A trilha dura cerca de 30min, o caminho é relativamente tranquilo com algumas partes mais íngremes.
Também há a opção de chegar e sair de barco, com preços exorbitantes para um trecho pequeno e quase sem nenhum atrativo.

Na cidade de Paraty

Passeios

  • Barco – grande parte da beleza da cidade está nas ilhas. São mais de 60 ilhas e centenas de praias em toda cidade. No píer de turismo, no centro da cidade, saem passeios de escuna quase todos os dias (e durante o verão diariamente). Os passeios fazem normalmente o mesmo roteiro, então a melhor escuna é a que negociar melhor com você. Vale cada centavo e os passeios normalmente duram de 3 a 4 horas, com o almoço feito no baco (pagando à parte). Espere águas cristalinas e paisagens deslumbrantes.
  • Paraty Sport Aventura – Tirolesa, arvorismo, rapel e caiaque são as atividades disponíveis nesse parque na beira da Rio-Santos. Você pode comprar o pacote para 1 ou várias atividades. Usem roupas leves, tênis e coloquem protetor solar e repelente. O tempo de permanência varia de acordo com a quantidade de atividades que você decide realizar. Leve dinheiro, eles não aceitam cartão.

 

Alimentação

  • Manuê – aproveitem para fazer um lanche da tarde. Açaí, docinho, tapioca e café. Se for alta temporada aguardem na fila! Vale a pena.
Explore Paraty: Estrada Paraty Cunha, o paraíso escondido
Pausa pro lanche!
  • Restaurante Refúgio – sofisticação. Localizado na parte histórica da cidade, de frente para o píer de onde saem as escunas de turismo, o restaurante tem uma decoração incrível, comida diferenciada e rende as nossas melhores histórias dessa viagem.
  • Piratas Burguer – aquele típico podrão de final de dia pós praia. Aproveitem!
  • Café do Canal – resolvemos comer um buffet de café da manhã. Aquele típico de hotel com comida até cansar.

Que tal das uma esticadinha até o Rio de Janeiro? Acesse esse guia definitivo com os melhores pontos da Cidade Maravilhosa

Estrada Paraty-Cunha

Nossa maior descoberta foi essa estradinha cheia de restaurantes e cachoeiras (e quem sabe os dois no mesmo lugar?) que nos encantou! Precisamos confessar que foi onde passamos a maior parte de nossa viagem, tanto na alimentação quanto nos passeios. Todas as vezes que ficávamos em dúvida sobre o que fazer, era para lá que a gente acabava indo. Então, olha aí as opções:

Alimentação

  • Quiosque da Ponte Branca Tia da Cuca (como carinhosamente a apelidamos) – pare, coma uma cuca com sorvete e fique conversando com a Tia do quiosque que veio do Rio Grande do Sul. Em 5 dias, passamos por lá 5 vezes.
  • Shambhala Lounge – trilha, mirante, rede e uma varanda cheia de puff e lugares confortáveis para sentar. Nosso restaurante favorito da viagem. Comida exótica e gostosa, daquelas que a gente nunca mais come na vida.
Explore Paraty: Estrada Paraty Cunha, o paraíso escondido
Balanço na área externa do Shambhala Lounge
  • Villa Verde – Comida italiana seguida de uma cachoeira para relaxar. Isso mesmo! O restaurante tem uma cachoeira particular para você aproveitar. A entrada é por uma pequena ponte e o carro fica estacionado no cantinho da estrada.
Explore Paraty: Estrada Paraty Cunha, o paraíso escondido
Ponte que liga a estrada Paraty-Cunha ao restaurante
  • Sancho Pança – comida boa, ambiente rústico, atendimento muito bom!

Passeios

  • Alambique Cachaça Pedra Branca – conhecer a produção da Cachaça em Paraty, aproveitar a lojinha cheia de pingas, doces e degustação. Aproveite o final da tarde para esse passeio.
  • Mini Estrada Real – paramos por acaso para conhecer e valeu super a pena! O passeio conta a história da construção e utilização da Estrada Real. Há várias esculturas feitas à mão em tamanho mini, tudo su-per bem feito. E o mais legal é que o ambiente é particular e fomos recebidos pelo artista que faz as esculturas. O ambiente se mantém com o dinheiro da entrada.
Explore Paraty: Estrada Paraty Cunha, o paraíso escondido
Mini Paraty
  • Cachoeiras – seguindo a Estrada Paraty-Cunha há muitas cachoeiras, a dica é ir parando em todo cantinho que tiver uma entrada. Pare o carro e siga a trilha, vai ter uma cachoeira linda e cristalina.

Mais alguma dica? Conhece algum lugar incrível que vale entrar nessa lista? Deixe para gente nos comentários.

Similar Posts

Inscreva-se
Notifique-me sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários