edimburgo para fãs de harry potter
Escócia | Europa | Roteiros

Principais atrações em Edimburgo para fãs de Harry Potter

Se você caiu de paraquedas nesse texto via Google ou porque um amigo te mandou o link via WhatsApp, você provavelmente já sabe, mas não custa lembrar, que a cidade de Edimburgo é provavelmente o local onde J.K. Rowling escreveu a maior parte dos livros do bruxinho mais famoso do mundo: Harry Potter.

Por isso, obviamente, a cidade serviu de inspiração para diversas construções no mundo de Hogwarts. O post de hoje é dedicado a falar sobre as inspirações de J.K. e algumas curiosidades sobre Harry Potter em Edimburgo.

Nós fizemos o free tour com a empresa The Orange Tour, que sai todos os dias às 13h30 de frente para St Gilles Cathedral. Atenção, é preciso agendar online antes de se juntar ao grupo. Há opções de tour em inglês e espanhol.

O tour dura entre 2h e 3h e é feito totalmente caminhando. Ao final do tour você pode fazer uma contribuição em dinheiro ou não.

Vamos agora a algumas curiosidades e/ou pontos para conhecer que são relacionados a J.K. Rowling ou à própria história de Harry Potter.

The Elephant House

edimburgo para fãs de harry potter
É, não é fácil conseguir uma mesa no Elephant House

Apesar de estar escrito na faixada do Pub que ali foi onde Harry Potter nasceu, essa não é uma verdade absoluta. Quando J.K. mudou-se para Edimburgo, ela já havia escrito em torno de 3 capítulos do primeiro livro. Mas é verdade que ela se sentava nesse pub para escrever. A maior curiosidade ali são as declarações de amor feitas no banheiro do local (aprendemos essa com o free tour).

Balmoral Hotel

o que fazer em edimburgo para fãs de harry potter
Fonte: Wikipedia

Outra coisa que também aprendemos no tour foi que o hotel mais famoso e chique da cidade foi espaço para J.K. escrever os últimos capítulos da série de livros do Harry Potter.

Ela ficou ali porque precisava de um local calmo, o que era bem difícil de encontrar na época, pois a série – e por consequência a autora – já estavam bem famosos.

O quarto onde ela se refugiou por aproximadamente 6 meses virou um templo de Harry Potter e é aberto para hospedes por em torno de £1000.

Castelo de Edimburgo

edimburgo para fãs de harry potter

Apesar do tour não citar e nem passar por esse local ele é quase auto-explicativo pelos seguintes motivos:

1- É gigante e chama atenção;
2- É alto e dá pra ver de praticante qualquer canto do centro da cidade;
3- As semelhanças são bem visíveis à escola de Hogwarts.

Fundo da St Giles Cathedral

o que fazer em edimburgo para fãs de harry potter

Também não é ponto de parada do tour, mas diz a internet que J.K. Roling levou a equipe na Warner até lá para mostrar como ela queria a entrada da Câmara Secreta no segundo filme da série.

Greyfriars – Cemitério

Principais atrações em Edimburgo para fãs de Harry Potter
Fonte: Flickr

Sabemos que isso parece um tanto quanto sinistro. Mas vale contextualizar que na Escócia cemitérios também são considerados parques públicos. É normal que as pessoas passem dias de sol sentadas sobre a grama e túmulos fazendo piquenique, conversando e passando tempo juntos.

Esse cemitério ficou famoso porque tem nomes de personagens do Harry Potter. A própria J.K. já relatou que costumava andar por lá. Mas não há confirmação de alguns nomes terem sido de fato inspirados nos túmulos, principalmente por conta de direitos autorais das famílias.

Beco Diagonal

edimburgo para fãs de harry potter

Que na verdade é a Victoria Street. Além da clara semelhança com os filmes e a rua em literalmente formato de diagonal, podemos encontrar diversas lojinhas daquelas que a gente gosta de fuçar.

As que a gente entra para olhar e descobre muitas coisas que precisamos e nem sabíamos que existia até 2 minutos atrás.

É bizarro andar pela rua e observar a semelhança de algumas lojas com a que já conhecemos pelos livros e filmes.

Museum Context

edimburgo para fãs de harry potter
Dá até para pousar de bruxo (a)

Apesar de haver diversas lojinhas pela cidade vendendo coisinhas sobre Harry Potter, essa provavelmente é a mais legal!

São diferentes objetos, lembrancinhas e demais bugigangas sobre o filme. Sugerimos que caso você não tenha controle emocional e financeiro, nem pise nela.

Mentira, pise sim! Vale à pena nem que seja só para olhar!

George Heriot’s School

lugares em edimburgo para fãs de harry potter
Fonte: Wikimedia

Uma das mais tradicionais – se não a mais – escolas da Escócia ela foi fundada em 1628 e é uma boarding school (quando os alunos moram na escola durante o ano letivo).

Embora J.K. nunca tenha admitido que se inspirou nessa escola, as semelhanças com Hogwarts não param por aí. Os alunos são divididos em quatro turmas com cores diferentes e as torres externas da escola são bem parecidas com as descritas nos livros.

City of Chambers

lugares em edimburgo para fãs de harry potter
Fonte: Wikimedia

Ali é a calçada da fama de Edimburgo, onde obviamente, entre outros nomes, há o nome e mãos de J.K. Rowling.

Além disso também é considerado o local onde a autora se inspirou para criar o Ministério da Magia. Isso porque a maior parte do prédio acontece debaixo da terra.

Havia também um orelhão vermelho (bem ao estilo londrino) em frente ao prédio. Esse foi retirado alguns anos atrás por conta do excesso de fãs de Harry Potter tentando utilizá-lo como acesso ao Ministério da Magia.

Sabe de mais algum lugar em Edimburgo para fãs de Harry Potter? Coloca nos comentários, quem sabe não rola um update?

Vem com a gente?

Similar Posts

Inscreva-se
Notifique-me sobre
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários